Entendendo os atuais consoles de games



Fazendo uma analogia pessoal, neste post de inauguração do blog, irei tentar explicar do meu ponto de vista o atual mercado de consoles e games. Nada técnico, e nem de alguém que é expert no assunto, apenas o que eu acho...

Dando início, irei comentar apenas os três fabricantes mais famosos de consoles: Sony, Microsoft e Nintendo. Respectivamente dando destaques ao seus principais consoles: PlayStation 3, Xbox 360 e o Wii.

Vamos por partes:
O PS3, Xbox e o Wii já foram lançados algum tempinho, todos entre 2005 e 2006.
Mas o PS3 e Xbox 360 já tiveram seus hardwares atualizados, ganhando uma significativa melhora.

O Wii, foi o primeiro a "revolucionar" algum tempo atrás, impressionando muita gente com o seu controle que faz você "participar" muito mais com o game. O seu forte é esse, a interação.
Considero uma exceção o Wii, pois dos três é o que contém um hardware inferior, e é voltado para o público infantil, mas cai muito bem com jogos em grupos. Jogar com seus amigos, familiares com o Wii é divertido.

E o PS3 e Xbox como ficaram com esse diferencial do Wii? Eles ficaram firmes na base. Nenhum chegou a cair! O grande potencial e diferencial dos consoles da Sony e Microsoft é os seus games com hardwares bons proporcionando gráficos ótimos. E o público alvo é os velhos e bons conhecidos gamers, que não abandona um bom jogo de ficar passando fases e mais fases de seus jogos!

Voltando para o Wii, a grande sacada, uma grande sacada mesmo, dessa interação dele, é que ele conseguiu atrair novos usuários para o mundo dos games, pois a visão que se tinha era de pessoas sentadas horas e horas na frente da TV jogando com seu joystick nas mãos. Para se ter uma ideia, com o Wii já vi vários adultos se rendendo aos encantos de um simples Wii Sports.
Mesmo o PS3 e Xbox sendo sucesso entre os "verdadeiro" gamers, obviamente não gostaram desse público sendo abocanhado pela Nintendo.
Então, a Sony e a Microsoft contra-atacaram lançando, respectivamente, os controladores PlayStation Move e o Kinect para concorrer com o Wii Remote (controle do Wii).

O PS Move, é basicamente uma cópia do Wii Remote. Lançado 4 anos mais tarde e utilizando mais tecnologia.

Já o Kinect fez diferente, veio para melhorar a revolução feito pelo Wii anos atrás. Pois mesmo tendo a mesma interação que o Wii e PS3 tem, mas totalmente diferente e sem controle (apenas você e um sensor/câmera 3D na sua frente), você controla tudo com o seu corpo, você literalmente é o controle! Pronto, quem agora ao sucesso da vez é o Xbox mais o seu sensor de movimentos Kinect.

Alguns dias atrás houve anúncios das empresas trazendo novidades para as suas plataformas. A Sony deu mais destaque ao seu novo portátil (que num próximo post irei falar sobre isso). A Microsoft anunciou apenas algumas pequenas novidades. E a Nintendo já trouxe algo melhor, mas por enquanto pouco se sabe, mas muito se especula, que é o seu próximo lançamento o: Wii U




Que trás de diferente um controle com tela touch-screen, câmeras, e outros. O que eu achei mais estranho, é que... Putz, eu achei totalmente estranho... É uma espécie de um tablet, que se você não puder jogar na TV, pode jogar por ele, faz vídeo conferência. Mas e toda aquela interatividade que o Wii tinha? Assista esse vídeo pra ter uma noção do que falo:



Me pareceu que o Wii está mais voltado para os gamers nessa nova geração, tanto que a empresa disse que irá voltar mais seu console para todas as idades, enfim... O jeito vai ser aguardar e ver como ele se sai.
Pesquisando na internet você pode achar mais informações sobre o Wii U.

Resumindo... Qual console é melhor?
Se você leu o post, deve ter percebido que separo os usuários em gamers e os iniciantes que procuram apenas uma rápida diversão. Primeiro escolha em qual classe você se encontra... E pesquise bastante sobre preços, e vantagens de cada plataforma.
Na minha opinião hoje, o ideal seria o Xbox, pois tem um grande peso na duas áreas.
Em segundo vem o PS3, mesmo copiando o Wii, seus jogos tem gráficos ótimos e se garante com jogos exclusivos e outras vantagens em sua plataforma.
E por fim, o Wii, apesar dos gráficos fracos, ainda faz sucesso com o público infantil. E quem sabe nessa próxima geração (para ser lançado ano que vem) mude alguma coisa no cenário dos consoles.

Todos tem preços acessíveis aqui no Japão. Não sendo nada muito caro! Mas que são "investimentos" a serem pensados, pois além do console, para você ter o máximo da plataforma, você irá precisar dos jogos e vários acessórios! Aliás, eu mesmo, quando fico com a mão coçando em comprar algum, de tanto pensar acabo não comprando.

Enquanto tudo se desenrola e se desenvolve, vamos analisando e conferindo as novidades!

Comente! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas